Conteúdo, Gestão, Tecnologia

O que é gestão do acesso remoto?

A combinação de soluções mobile com a Internet das Coisas (IoT) ampliou os horizontes na gestão do acesso remoto. Novos dispositivos IoT permitem a captação de informação por sensoriamento, disseminação ágil destas informações por meio wireless, em redes locais (intranet) ou redes externas (internet) e interação com o meio ambiente, por meio de acionadores eletromecânicos, relés ou dispositivos audiovisuais. Ficou curioso? Continue a leitura e saiba mais sobre gestão de acesso remoto. Acompanhe!

Gestão remota do acesso e do espaço

Usando tecnologia baseada em dispositivos mobile, essa nova tendência mundial possibilita um aumento considerável em sua segurança e qualidade de vida pessoal e profissional. Da mesma forma que é possível termos um sistema de tranca eletrônica em sua casa, também seu escritório e todo seu prédio comercial podem ter acesso controlado remota e eletronicamente. Pelo método tradicional, um visitante, após aguardar na fila, teria que fazer um cadastro no balcão, o que demanda algum tempo, esperar o atendente ligar para a pessoa e receber a confirmação para, finalmente, receber um cartão de acesso a determinado local. Usando sistemas automatizados, no momento em que foi agendada a reunião, seu cadastro já é inserido no banco de dados, a autorização registrada em nuvem e uma chave virtual enviada para o seu smartphone (Apple iOS ou Android). Chegando ao local, você pode ir direto para a sala de reunião e seu acesso é liberado em cada porta de acesso, bastando aproximar seu smartphone na leitora NFC, que imediatamente vai comandar a fechadura magnética.

Escritórios compartilhados

Tendência mundial, o compartilhamento de espaços para coworkings abre novos desafios para a gestão da segurança no acesso aos espaços compartilhados. Com a adoção de sistemas de gestão via acesso remoto, cada coworker pode ser previamente autorizado a ter acesso somente aos locais permitidos, com o uso de chaves virtuais enviadas a seu smartphone, e estas podem ser alteradas (ou bloqueadas) a qualquer momento, aumentando consideravelmente a segurança de todos.

Hotelaria e condomínios

O controle de acesso a quartos de hotéis ou de prédios de condomínios podem ser administrados por essa nova tecnologia, substituindo com vantagem os cartões magnéticos ou de proximidade, com a possibilidade adicional de que as autorizações possam ser dinamicamente alteradas pelo sistema central, liberando o acesso às áreas de serviços como piscina, sauna ou academia, após solicitação do usuário.

Gestão de acesso remoto para agendamentos

O sistema de gestão do acesso remoto permite agendamento prévio de datas e horários, tudo online, sem burocracia e perda de tempo. Havendo menor interação humana, conflitos são evitados, custos de mão de obra reduzidos e o nível de segurança melhorado. A qualquer momento, o administrador do sistema pode ter as informações sobre todos os agendamentos, já cumpridos ou pendentes. Em caso de necessidade, ele pode reagendar, enviando uma mensagem, via notificação de push, diretamente ao interessado. Tudo simples, direto e rápido! Como serviço secundário, o administrador tem acesso ao log do sistema, que registra as datas e horários de cada usuário, em cada ponto de acesso. Em situações de contendas trabalhistas, esse log pode ser usado para demonstrar a carga horária real do reclamante.

Acesso remoto e economia de energia

Usando dispositivos IoT é possível reduzir o consumo de energia de um escritório ou de um edifício inteiro, com um controle por aplicativo online, que otimiza o acendimento e desligamento das luzes em horários programados e por sensoriamento, em caso de dias escuros devido a chuvas. Também o sistema de ar-condicionado pode ser ativado por programação ou por sensoriamento.

Otimização de rota por geolocalização

Os dispositivos IoT estão atualmente presentes em veículos (carros, ônibus, caminhões) e em dispositivos vestíveis (wearables) como relógios de pulso, dotados de GPS, que permitem interação dinâmica com aplicativos online (por exemplo, Google Maps, Waze e customizados) que possibilitam a otimização de rotas para evitar trânsito ou vias bloqueadas, em tempo real. Isso permite reduzir sensivelmente os tempos de percurso na ida e volta ao trabalho, serviços de entrega e atendimentos de emergência (SAMU, Polícia, Bombeiros). Percebeu como essa nova tecnologia pode lhe ajudar a melhorar a gestão de espaços? Você terá redução de custos e melhoria na segurança. Quer conhecer mais ou esclarecer dúvidas sobre esse e outros assuntos? Deixe seu comentário!