Conteúdo, Gestão, Tecnologia

Gestão de espaços: como reduzir custos com ajuda da tecnologia?

Os motivos para adotar soluções tecnológicas que facilitem processos de gestão são inúmeros. A oferta cada vez maior dessas tecnologias reflete uma tendência de mercado que visa a otimização. Muitas vezes, otimizar os processos internos da sua empresa pode refletir numa melhora na relação com fornecedores e, principalmente, no atendimento ao seu cliente. Qualquer pessoa quer ser prontamente atendida, em uma empresa que valoriza seus clientes, fornecedores e colaboradores. Buscar soluções que viabilizem a excelência na gestão de espaços é uma forma de investir nessa valorização. Continue lendo para conhecer algumas formas de utilização de tecnologias na gestão de espaços.

Eliminação de processos manuais

Todo processo manual demanda tempo e pessoas, e ambos geram custo. Com o uso de softwares específicos, você pode reduzir o tempo gasto em determinadas atividades, alavancando a produtividade. Isto é, com o mesmo número de pessoas, é possível atender mais gente ou realizar mais tarefas no mesmo período de tempo. Por exemplo, em vez de manter o antigo processo de cadastro na recepção, que inclui, dependendo da hora e da demanda, longas filas, e pode alterar o humor do seu cliente antes mesmo de ele entrar na sua empresa, você pode adotar um sistema inteligente de cadastramento automático que realize essa etapa antes mesmo de o cliente chegar no prédio.

Gestão de espaços por meio do controle de fluxo de pessoas

Com o uso de câmeras (analógicas ou IP), e de um sistema dotado de inteligência artificial, você pode fazer a contagem de pessoas que entram e saem da sua sede, pode registrar o percurso que elas realizaram no recinto e ainda determinar o tempo médio de parada em determinados pontos geográficos. O sistema pode gerar relatórios gerenciais do fluxo de pessoas, com contagem total, por região, por data e hora, e estatísticas de preferência por zonas específicas. Se, por exemplo, uma loja quer saber quais mostruários disponibilizados em sua loja tem uma retenção temporal maior de clientes, esse sistema é ideal. É possível, também, verificar se corredores e acessos, por exemplo, para elevadores, estão congestionados em determinado horário, permitindo ao gestor identificar e tomar ações para lidar com este problema.

Observação como chave para identificar problemas

Um bom gestor sabe que é impossível ficar permanentemente de olho na sua equipe, mas um sistema de supervisão pode ajudá-lo a observar e entender como a sua empresa funciona, bem como identificar possíveis problemas que demandem soluções ágeis, como, por exemplo, realocar equipes para que tenham um maior rendimento ao trabalhar com pessoas do mesmo perfil. Através do uso de câmeras IP ou DVRs (Digital Video Recorders) conectados à internet, as imagens de todos os espaços físicos da empresa podem, além de gravadas, serem acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, através de um software de supervisão no seu smartphone ou notebook. Investir em tecnologia pode mudar a forma como a sua empresa gerencia os processos internos e, por consequência, seus clientes também serão afetados pelas mudanças. Agilizar a burocracia na hora da chegada, melhorar a disposição de salas ou mostruários de acordo com a real necessidade, e realocar equipes para um melhor rendimento são apenas algumas das melhorias que uma boa gestão de espaços pode proporcionar e que, invariavelmente, vão impactar o seu orçamento, reduzindo custos ou ampliando os lucros. Percebeu como a gestão de espaços pode ser aprimorada com o uso da tecnologia? Podemos ajudá-lo a colocar algum desses processos em prática. Entre em contato conosco!