Co-working, Conteúdo

Coworkings: o futuro do trabalho é colaborativo

A economia e o trabalho colaborativo são assuntos que estão em alta no momento. Afinal, esse tipo de negócio tem se tornado cada vez mais comum e muito utilizado pelas pessoas. A Airbnb se tornou referência para aluguéis de casas e apartamentos por temporada; o Uber revolucionou a forma como as pessoas podem contratar um serviço de transporte; e o próprio Facebook e demais mídias sociais permitiram que as pessoas produzissem conteúdo e se tornassem fonte de informação, que antes era de poder apenas dos grandes conglomerados de mídia do país. Dentro desse contexto de trabalho colaborativo, um setor que vem crescendo muito é o de coworkings, que nada mais são do que escritórios compartilhados por profissionais. Continue lendo e conheça mais sobre esse modelo de escritório.

Como funcionam os coworkings?

Os coworkings são espaços, geralmente mobiliados e equipados com computadores, telefones e demais ferramentas comuns de um escritório, que podem ser locados por profissionais de qualquer área que desejam ter um endereço fixo para receber seus clientes e realizar o seu trabalho, porém sem ter muitos gastos com isso. Nos coworkings, os profissionais compartilham os espaços, por um investimento mais em conta do que se fossem alugar uma sala comercial em um edifício comercial, por exemplo. Apesar de todos no coworking compartilharem os espaços, é possível, também, ter conversas privadas e fazer ações sigilosas, pois geralmente o escritório é dividido em ilhas ou áreas.

Qual é a realidade dos coworkings no Brasil?

Se você ainda resiste a adotar o modelo de coworking para o seu negócio, precisa rever os seus pensamentos, pois o trabalho colaborativo é uma tendência que só deve crescer nos próximos anos. Prova disso é a pesquisa realizada em 2015 pelo blog Ekonomio, que comprovou o aumento considerável do uso de coworkings desde 2007, ano em que o primeiro escritório compartilhado foi inaugurado no Brasil. Na época da pesquisa, já existiam 238 espaços no Brasil, sendo os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro os que mais têm adotado a prática.

Quais os benefícios que um coworking pode trazer para o meu negócio?

Além de diminuir os gastos com aluguel, conta de telefone, energia elétrica, água, entre outros, o coworking pode trazer benefícios como a prática de networking com clientes de seus colegas de escritório. Imagine que você é um publicitário freelancer, por exemplo, e divide o escritório com um advogado do setor empresarial. Certamente os clientes desse colega são donos de empresas que podem contratar os seus serviços. Da mesma forma, os seus clientes podem conhecer o colega advogado e contratá-lo para alguma questão jurídica que precisem resolver. Conseguiu entender porque o coworking é o futuro do trabalho corporativo? Agora você já sabe como economizar e ainda ter muitos outros benefícios trabalhando em um escritório compartilhado. Sabe o que mais vem revolucionando o ambiente de trabalho? É a internet das coisas! Quer entender melhor sobre isso? Clique aqui e tenha acesso ao texto que mostra como os objetos estão se tornando cada vez mais conectados!