Conteúdo, Tecnologia

Como a internet das coisas pode ajudar a tomar decisões estratégicas?

A Tecnologia da Informação está presente em todos os setores das empresas atuais. Afinal de contas, informação é um dos ativos mais valiosos da organização e, por isso mesmo, precisa ser gerida com segurança e eficiência, para que seja útil aos processos internos e externo. Um dos braços da tecnologia da informação que mais contribui para a tomada de decisão nas organizações é a Internet das Coisas. Você sabe o que isso significa? Continue a leitura para entender e descobrir como ela pode ajudar a tomar decisões estratégicas!

A Internet das Coisas

A Internet surgiu durante a guerra fria, com o objetivo de fazer com que informações internas dos exércitos pudessem circular entre os altos escalões dos governos americano e russo. Após isso, ela se desenvolveu e chegou aos computadores pessoais, na década de 1990. Hoje, a Internet está presente em praticamente tudo o que utilizamos. Desde um celular até mesmo alguns eletrodomésticos possuem conexão com a rede recebendo e repassando informações que auxiliam no seu funcionamento, podendo ser controlados remotamente e programados para funções específicas. Quando coisas passam a portar computadores e se comunicarem através da Internet a quantidade de informações gerada por indústrias e seus processos aumentam significativamente. Justamente por isso, a Internet das Coisas vem revolucionando os processos de tomada de decisões nas empresas, já que, eles são baseados na quantidade de informação necessária para se decidir os rumos da organização.

Automação de processos e Redução de Custos

Uma das grandes contribuições da Internet das Coisas é a possibilidade de automação de processos rotineiros. Desde a digitalização de documentos até a criação de assinaturas eletrônicas, a Internet das Coisas permite que os processos sejam mais ágeis e dinâmicos, fazendo com que os gestores possam alocar o capital humano para cuidar dos objetivos estratégicos da organização. Um bom exemplo de automação que gera eficiência e reduz custos são os controles de acesso por meio do aparelho de celular. Ele permite fazer a gestão da movimentação da sua empresa em tempo real, possibilitando ainda o controle sobre quais colaboradores estão acessando quais ambientes. É mais segurança e modernidade para a empresa.

Integração de cadeias produtivas

Cadeia produtiva é o conjunto das etapas que transformam os insumos em produto final, antes que ele chegue ao consumidor. É uma sucessão de operações integradas, que são realizadas por unidades interligadas entre si. A Internet das Coisas facilita a integração por meio da automação de processo vitais, tornando-os mais orgânicos e eficazes, reduzindo custos e trazendo maior eficiência à organização.

Tomada de decisão

Com as informações automatizadas e a Internet das Coisas possibilitando que o gestor tenha essas informações à mão, sem necessariamente estar diante de um computador, é possível escolher o caminho estratégico mais adequado para a organização, com menor chance de erro e maior possibilidade de bons negócios. Viu só como a tecnologia da informação e a Internet das Coisas são primordiais no dia a dia da sua empresa? Sem elas, a tomada de decisão fica mais lenta e, no concorrido mercado atual, um segundo perdido pode significar a perda de um negócio importante. Deixe seu comentário no post contando suas experiências com a Internet das Coisas!